FUTURO INCERTO

Veja alguns senadores que ficam sem mandato a partir de hoje

Nomes como Fernando Collor e José Serra deixam o Congresso sem destino planejado.

Veja alguns senadores que ficam sem mandato a partir de amanhã
Senadores não declararam ter novo cargo político em vista (Crédito: Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (01) acontece a cerimônia de posse dos senadores eleitos para o Congresso Nacional em 2022 e, dentre os veteranos, vinte e dois ficam sem mandato. Continuam nos cargos apenas Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Publicidade

A partir desta terça (31), Acir Gurgacz (PDT-RO), Alexandre Silveira (PSD-MG), Álvaro Dias (Podemos-PR), Dário Berger (PSB-SC), Elmano Férrer (PP-PI), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Fernando Collor (PTB-AL), José Serra (PSDB-SP), Kátia Abreu (PP-TO), Lasier Martins (Podemos-RS), Luiz Carlos do Carmo (PSC-GO), Mailza Gomes (PP-AC), Maria do Carmo Alves (PP-SE), Nilda Gondim (MDB-PB), Paulo Rocha (PT-PA), Reguffe (União Brasil-DF), Roberto Rocha (PTB-MA), Rose de Freitas (MDB-ES), Simone Tebet (MDB-MS), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Telmário Mota (PROS-RR) e Theodorico Netto (PCdoB – RN) não farão mais parte do corpo de congressistas. Oito deles tentaram a reeleição para o cargo mas não conseguiram.

O veterano José Serra deixa o Senado Federal depois de oito anos de mandato. Ele tentou se manter no Congresso concorrendo como deputado federal, mas não foi eleito. No segundo turno das eleições de 2022, Serra declarou apoio ao então candidato Lula.

O ex-presidente Fernando Collor termina seu segundo mandato como senador pelo estado do Alagoas. Em 2007 foi eleito para o cargo pela primeira vez, concorreu ao governo do estado em 2010 e após perder a disputa, se manteve na cadeira até agora. Nas eleições de 2022, o político tentou voltar ao governo do Alagoas mas não angariou votos suficientes.

O senador Álvaro Dias também deixa o mandato depois de uma tentativa de reeleição que lhe rendeu apenas o terceiro lugar na disputa. A vitória foi de Sérgio Moro, apadrinhado por Dias em sua carreira política. Em 2022, o agora ex-senador declarou apoio ao ex-presidente e então candidato Jair Bolsonaro, que perdeu o cargo para Lula. Dias também foi apoiado por Deltan Dallagnol, que integrou e coordenou a Operação Lava Jato enquanto procurador da República.

Publicidade

A maioria dos senadores que deixam o Congresso sem mandato nesta semana seguem o exemplo de Serra, Collor e Dias e não tem outro cargo político em vista – ao menos não publicamente. Apenas Simone Tebet (nova ministra do Planejamento e Orçamento) e Mailza Gomes (eleita vice-governadora do Acre) deixam suas posições para novos cargos no executivo.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.