
Sem dados de seis estados e do Distrito Federal, o Brasil registrou neste domingo (26) 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 618.484 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 92. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -46% e aponta tendência de queda.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Oito estados não tiveram registros de mortes neste domingo: AC, AP, CE, GO, PR, RN, SC e SE.
Os números atuais têm sido influenciados pelo apagão de dados. Nem todos os estados estão fazendo a divulgação diária de casos e mortes.
Após um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e ao aplicativo e à página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 –, em 10 de dezembro, diferentes estados passaram a informar problemas para colher dados de casos e mortes dos sistemas do ministério.
É o 17º dia seguido com problemas apontados por diferentes estados na captação dos dados de casos e mortes desde o ataque.
Em 12 de dezembro, o Ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas (14 de dezembro) não foi cumprida.
Aplicamos mais de 315 milhões doses de vacina contra a Covid-19 e distribuímos mais de 380 milhões de doses aos Estados e municípios. Fomos um dos primeiros do mundo a aplicar doses de reforço e já estamos doando vacinas para países mais necessitados.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) December 26, 2021