A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (Conitec) possui uma reunião prevista para esta terça-feira (12). O encontro avaliará a incorporação do remédio Paxlovid, no tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS) contra a Covid-19.
Esta comissão é vinculada ao Ministério da Saúde. De acordo com a CNN, a pasta aguarda o resultado da reunião para que então o Paxlovid, da Pfizer, seja adquirido ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Somente após esse aval, o Ministério da Saúde deverá assinar o contrato de compra para aquisição do medicamento.
O Paxlovid é composto por comprimidos de nirmatrelvir eritonavir embalados e administrados em conjunto. O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em adultos, desde que não requerem oxigênio suplementar e que não apresentem risco elevado de agravamento da doença.
Em 30 de março a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do medicamento, que pode ser comprado nas farmácias, mediante apresentação de uma receita médica. Demais locais como Estados Unidos, a Europa, México, Canadá, China, Japão e Austrália também já possuem aprovação do uso emergencial do medicamento.
O pedido para que a Anvisa autorizasse o uso emergencial no Brasil foi feito em 15 de fevereiro. Quem abriu o requerimento foi a emoresa Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda/Pfizer. Segundo a agência, o medicamento não está autorizado para o uso por mais de cinco dias.
Divulgamos há pouco boletim que aponta que oito estados não registraram óbitos por #Covid19 nas últimas 24 horas. A queda na média móvel de novas mortes chega a quase 80% em comparação com o pico da variante Ômicron.
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 7, 2022