Ícone do site

Entenda o caso da influenciadora que fez aula de spinning, ficou com a urina preta e foi para a UTI

Published 10/11/2023
A influenciadora Kamila Rigobeli relatou o caso em suas redes sociais. De acordo com os médicos que a atenderam, ela sofreu uma rabdomiólise.

(Crédito: Reprodução/Instagram)

A influenciadora Kamila Rigobeli sofreu consequências inesperadas após fazer uma simples aula experimental. Depois de praticar spinning pela primeira vez, ela sentiu desconforto logo na saída. Nos dias seguintes, a sensação evoluiu para uma dor intensa e sua urina ficou preta. Foi então que ela precisou ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Kamila relatou o ocorrido em suas redes sociais. De acordo com os médicos que a atenderam, a influenciadora sofreu uma rabdomiólise, doença que ocorre pela reação do corpo à uma lesão muscular grave.

A médica do esporte do Hospital Albert Einstein, Karina Hatano, disse em entrevista ao g1 que toda vez que o corpo pratica exercícios, o músculo “quebra“, e essa quebra gera enzimas que são metabolizadas pelo fígado e pelo rim. A rabdomiólise acontece quando a lesão é tão grande e gera a substância em uma quantidade que o organismo não está preparado para receber.

Quando treinamos muito intensamente, o músculo quebra mais e consequentemente os rins têm que filtrar mais. Isso gera um quadro de insuficiência aguda, as toxinas aumentam e a pessoa pode precisar de diálise ou até chegar a morte“, explicou.

Já o médico Fabrício Buzatto, membro da sociedade brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE), pontuou que pessoas sedentárias e que são iniciantes nas atividades físicas estão mais expostas, uma vez que atletas costumam ter o acompanhamento do desgaste do corpo antes de chegar a desenvolver a doença.

O especialista afirma que, para evitar a rabdomiólise, recomenda-se não tentar atividades intensas (caso seja sedentário) e não forçar o corpo além do que pode suportar. “A hidratação antes e depois do exercício também desempenha uma papel importante na prevenção“, disse.

Hatano garante: “Para não ter essa doença e tantas outras, a resposta é fazer atividade física. Um corpo com preparo, não vai passar por isso. O segredo é ter equilíbrio, começando com moderação, e com acompanhamento de um profissional e médico“.

 

Sair da versão mobile