infecção de pele

Erisipela: entenda o que é a infecção que pode ter atingido Bolsonaro

Segundo Carlos Bolsonaro e Hamilton Mourão, perna do presidente foi afetada pela doença.

erisipela-entenda-o-que-e-a-infeccao-que-pode-ter-atingido-bolsonaro
Jair Bolsonaro (Créditos: Getty Images)

O vereador Carlos Bolsonaro afirmou neste domingo (04) que o pai, o presidente Jair Bolsonaro, teve erisipela em uma das pernas, uma infecção de pele causada por bactérias.

Publicidade

Em 16 de novembro, o vice-presidente Hamilton Mourão havia justificado a ausência do presidente Bolsonaro em uma cerimônia para receber as cartas credenciais de embaixadores estrangeiros pela erisipela. “É questão de saúde. Está com uma ferida na perna, uma erisipela. Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda?”, disse Mourão na ocasião.

De acordo com Carlos Bolsonaro, ele está em processo de recuperação. “A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, escreveu em seu Telegram.

⚠️ Carlos Bolsonaro divulga foto da perna de Jair Bolsonaro com erisipela. Segundo ele, em recuperação e corre tudo bem. pic.twitter.com/2pciTptm46

— Daniel Adjuto (@DanAdjuto) December 4, 2022

Publicidade

Entenda a doença

A erisipela é uma infecção de pele, causa por bactérias, sendo a mais comum o Estreptococo, entre outros microrganismos. Por meio de entradas, como feridas, picadas de inseto, entre outros, as bactérias penetram na pele e se espalham com facilidade.

Os principais sintomas são vermelhidão, dor, calor, inchaço e sinais de inflamação. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento para a doença pode ser feito com uma combinação de várias medidas realizadas ao mesmo tempo, mas sempre de acordo com a orientação profissional.

Publicidade

Entre as medidas para eliminação da bactéria estão o uso de antibióticos, repouso absoluto e tratamento das lesões de pele. De acordo com informações do Ministério da Saúde, além da higiene adequada e do tratamento das “portas de entrada” da bactéria, a manutenção do peso com uma dieta saudável também pode ajudar a impedir que o paciente volte a ter a doença.

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.