Ícone do site

Frutas vermelhas podem reduzir risco de demência; entenda

Published 14/12/2023
Frutas-vermelhas-podem-reduzir-risco-de-demência

Frutas vermelhas podem reduzir risco de demência - Créditos: reprodução/ Instagram

As frutas vermelhas podem diminuir os efeitos da demência e retardar o aparecimento de doenças como Alzheimer! É isso mesmo: de acordo com um novo estudo, realizado pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, consumir diariamente uma xícara de morangos, por exemplo, pode ajudar na prevenção de uma série de doenças que afetam o setor cognitivo.

Isso acontece porque esses tipos de frutas são ricas em flavonoides, conhecidos pela função antioxidante, anti-inflamatória e antiproliferativa.

A pesquisa analisou 34 pacientes, com idades entre 50 e 65 anos. Na análise, os voluntários foram submetidos a uma série de testes. De acordo com os resultados, o grupo que consumiu morangos apresentou aprimoramentos na memória e diminuição nos sintomas depressivos. Segundo os cientistas, isso aconteceu porque capacidade de formação de novos neurônios e conexões entre eles foi aprimorada.

Além do morango, os flavonoides também são encontrados em frutas como mirtilo, uva roxa, framboesa, açaí e ameixa. Vale ressaltar que, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência, por isso a prevenção é tão importante.

O médico Christian Aguiar, especialista em medicina funcional e integrativa conversou com o portal “Eu atleta” sobre o assunto:

“A prevenção do Alzheimer deve começar cedo, idealmente na infância e adolescência. Isso porque é durante o início da vida que se desenvolve a massa crítica de neurônios e de conexões entre os mesmos que ajudará a postergar ou prevenir o declínio cognitivo e início da demência”, orientou.

Sair da versão mobile