Ícone do site

Governo oficializa contratação de 529 médicos para programa Médicos pelo Brasil

Published 18/04/2022
Governo oficializa contratação de 529 médicos para programa Médicos pelo Brasil

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ocorreu nesta segunda (18) no Palácio do Planalto, uma cerimônia para a oficialização da contratação de 529 médicos que integrarão o programa Médicos pelo Brasil, anunciado em 2019 e que pretende substituir o antigo Mais Médicos, lançado pela então presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Raphael Câmara, secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, a contratação dos 529 médicos já está efetivada e apenas depende da entrega da documentação necessária pelos convocados. A iniciativa pretende ampliar a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e estruturar a carreira médica federalmente, principalmente nas regiões mais vulneráveis do país. O Ministério da Saúde afirmou que até o fim de abril mais 1.400 médicos serão contratados.

Ao contrário do antigo Mais Médicos, o novo programa, o Médicos pelo Brasil, prevê a realização do exame Revalida, o qual permite que médicos formados no exterior atuem em solo brasileiro. Durante a cerimônia, Jair Bolsonaro ressaltou a importância do exame: “Qualquer um de fora do Brasil pode clinicar aqui, mas precisa passar pelo Revalida”, e seguiu alfinetando o antigo programa, dizendo que “hoje ganha o Brasil com ‘médicos de verdade’, os próprios profissionais, que serão recompensados na questão salarial e a população que vai receber o tratamento dessas pessoas”.

Para completar, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou que “a grande revolução e a grande transformação no sistema de saúde será feita na atenção primária à saúde”.

 

Sair da versão mobile