Ícone do site

Mitos e verdades sobre varizes

Published 08/10/2021

Você sabe as informações que são mitos e as que são verdades sobre varizes? As varizes tem origem na perda de elasticidade de válvulas presentes no interior das veias, o que prejudica a circulação sanguínea. Isso leva ao “arroxeamento” dos vasos a partir do acúmulo de sangue, o que provoca o desconforto estético e também sintomas como dores, edemas, inchaços, pernas cansadas, queimação, câimbras, cansaço e sensação de pernas “pesadas”.

Quando a insuficiência venosa ocorre em veias profundas, há o risco de o quadro evoluir para algo mais grave como trombose, especialmente no caso de associação com fatores como obesidade, idade superior a 60 anos, tabagismo, histórico familiar, imobilidade ou mobilidade reduzida, entre outros.

A cirurgiã vascular Dra. Fátima El Hajj, esclarece mitos e verdades sobre dúvidas mais frequentes e tratamentos:

VERDADE – Os vasinhos normalmente já são os sinais visíveis de uma variz despercebida. As varizes surgem antes dos vasinhos.

VERDADE – Há um componente muito importante de hereditariedade na Insuficiência Venosa Crônica que é passada dos pais para os filhos.

VERDADE – Isso se chama ortostase, quanto mais tempo em pé ou sentado parado, pior é para nossa circulação e é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de varizes.

VERDADE – Na proporção de 8 mulheres para 2 homens.

MITO – A musculação praticada com bom senso fortalece os músculos da panturrilha que são nosso segundo coração.

MITO – Fake News total.

MITO – Apenas as pacientes com grandes varizes e lesões nas pernas devem evitar depilação com cera quente para não lesar a variz ou ter problemas de pele.

VERDADE – Para já quem sabe de sua hereditariedade ou trabalha em ortostase a meia evita o aparecimento de varizes, sim!

MITO – Nunca foi provado.

VERDADE – Cruzar as pernas por tempo prolongado represa o sangue nas pernas e propicia o surgimento de varizes, mudar de posição a cada 15-20 min ajuda.

MITO – A cirurgia de varizes não é considerada de alto risco e está cada dia mais moderna e minimamente invasiva.

MITO – Novas varizes podem aparecer se o paciente não seguir o tratamento correto. Porém as removidas em cirurgia nunca voltam.

Lembrando que doença venosa tem tratamento, porém não existe cura.

*Por Dra. Fátima El Hajj – Cirurgiã Vascular.

Sair da versão mobile