Ícone do site

OMS diz que número de mortos por Covid-19 pode ser três vezes maior do que o oficial

Published 05/05/2022
oms-diz-que-numero-de-mortos-por-covid-19-pode-ser-tres-vezes-maior-do-que-o-oficial

Durante 2020 a 2021, 5,4 milhões de mortes foram relatadas à OMS (Créditos: Antonio Masiello/Getty

Novas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que há quase três vezes mais mortes por Covid-19 do que foram informadas oficialmente. Os dados apontam que cerca de 14,9 milhões em todo mundo morrem com resultado direto ou indireto da doença entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

Durante esse período, 5,4 milhões de mortes foram relatadas à OMS, resultando uma estimativa de mortalidade excessiva de 9,5 milhões de mortes a mais do que relatado, de acordo com a CNN.

“O excesso de mortalidade é a diferença entre o número de mortes que foram registradas e aquelas que seriam esperadas na ausência da pandemia”, afirmou a diretora-geral assistente da Divisão de Dados, Análise e Entrega para Impacto da OMS, Samira Asma.

Ela explica que as 14,9 milhões de mortes incluem “mortes atribuídas diretamente ao Covid-19 que foram relatadas à OMS, mortes atribuídas diretamente ao Covid-19 que não foram contadas ou relatadas”.

Somanth Chatterji, consultor sênior do Departamento de Dados e Análise, apontou a importância dos números de excesso de mortalidade no relatório da OMS. “Estes não são números por uma questão de números”, disse ele, observando que os dados “estimam os danos colaterais que ocorreram por causa do Covid, por causa de interrupções nos serviços de saúde”.

“Então, se esses números fossem rastreados em tempo hábil, na verdade, os governos teriam sido capazes de conduzir intervenções para as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo, certo? O que claramente não aconteceu, e é por isso que estamos vendo essas mortes em excesso”, completou o especialista.

Sair da versão mobile