
Você já imaginou que seu animalzinho de estimação pode sentir quando você está ou não doente? Segundo estudos, animais como cães, ratos e as abelhas podem detectar quando algo não vai bem entre os seres humanos.
No entanto, com o avanço da tecnologia, que oferece à medicina equipamentos de ponta, fica difícil imaginar este ‘poder’ que é proveniente de uma forma tão simples de vida. Mas é importante ficar atento aos sinais que nosso corpo emite e que estes seres podem identificar.
A seguir, alguns animais que podem detectar enfermidades:
Cães: como eles podem detectar doenças?
Os cães, com olfato super desenvolvido, podem detectar odores específicos que significam doenças como Parkinson, câncer de bexiga e malária. Além disso,alguns são capazes de perceber crises epilépticas e baixos níveis de açúcar em diabéticos.
A reação dos pets deve ser observada: em alguns casos, eles lambem e cheiram manchas na pele de seus donos. Em um dos exemplos, o tutor teve o diagnóstico de melanoma maligno.
O poder dos ratos
Entre os exemplos está o rato-gigante-africano. Assim, graças a esta capacidade, em Moçambique, ele detecta tuberculose em amostras de saliva em casos suspeitos. Em apenas 20 minutos, eles analisam 100 amostras. Desta forma, conseguem atingir uma precisão de 81%.
Abelhas em ação
As abelhas são animais sensíveis a odores em baixas concentrações. Por isso, podem detectar sinais de certas doenças em amostras, como câncer de pulmão, tuberculose e Covid-19.

* Reportagem publicada originalmente em Bons Fluidos