Ícone do site

Rio mantém uso de máscaras em locais fechados e transportes, mas suspende todas as demais restrições

Published 12/11/2021
Rio mantém uso de máscaras em locais fechados e transportes, mas suspende todas as demais restrições

Créditos: Bruna Prado/Getty Images

A prefeitura do Rio decidiu manter o uso de máscaras em locais fechados e nos transportes públicos, todas as outras restrições foram retiradas.

De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a cidade está próxima de atingir 75% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. Essa era a meta estipulada inicialmente para a liberação total das restrições do uso de máscaras de proteção em transportes públicos e locais fechados no Rio. No entanto, a regra será mantida por enquanto, segundo G1.

De acordo com o Painel Covid da Prefeitura do Rio, no começo da manhã desta sexta, a cidade contava com 72,9% da população total com a segunda dose ou a dose única da vacina contra a doença, totalizando quase cinco milhões de pessoas.

O novo decreto da prefeitura do Rio também suspende as restrições antes previstas nos dois decretos anteriores. O decreto de primeiro de outubro onde um gatilho era acionado quando 75% da população imunizada e deixava a obrigatoriedade do uso de máscaras mantida somente para transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis. Ou seja, agora a flexibilização não será mais automática, como previsto nas restrições.

O decreto também suspende uma resolução conjunta da prefeitura do Rio com a Secretaria Estadual de Saúde de janeiro que estabelecia medidas das restrições a partir da classificação de risco das regiões. Nela estava previsto o uso de máscaras em locais abertos em qualquer ambiente de uso coletivo quando garantida a distância superior a quatro metros.

O decreto, porém, suspende todas as demais restrições contra a Covid na cidade. Entre eles, estavam o limite de ocupação em estabelecimentos, o distanciamento das mesas em restaurantes e o consumo em pé em bares. Paes deu ainda o exemplo do ar-condicionado em transportes como táxis, ônibus e carros de aplicativo: “Tá tudo liberado, pode ligar o ar!

Paes ainda anunciou o primeiro evento público sem a necessidade do passaporte da vacina: será um encontro da Assembleia de Deus de Madureira no Parque Madureira, às 14h de segunda-feira (15) no Rio.

Com o avanço da vacinação no estado do Rio, os eventos já voltam a ocorrer, confira abaixo:

Confira abaixo o decreto:

Sair da versão mobile