Covid-19

São Paulo distribui 1 milhão de máscaras em 32 terminais de ônibus

A Prefeitura de São Paulo voltou a recomendar que todas as pessoas usem máscara de proteção em ambientes fechados e em aglomeração.

São Paulo distribui 1 milhão de máscaras em 32 terminais de ônibus
O Estado de São Paulo registrou alta nos casos de Covid-19 (Crédito: Reprodução/TV Globo)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou nesta segunda-feira (21) a distribuição de um milhão de máscaras descartáveis contra Covid-19 em 32 terminais de ônibus da cidade. Na ação, são dadas orientações de prevenção contra a doença, além de dicas para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus. A campanha vai até a próxima sexta-feira (25).

Publicidade

Durante esse período, também haverá vacinação contra a Covid-19 para a população maior de três anos de idade em seis terminais da cidade, um em cada região. São eles: Terminal Santo Amaro, Vila Nova Cachoeirinha, Sacomã, Parque D. Pedro, Itaquera e Pinheiros.

Cada região reunirá equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e profissionais de zoonoses do território dos terminais, para apoio das atividades educativas e abordagem da população.

“Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal no enfrentamento ao coronavírus na cidade de São Paulo. Realizar ações de saúde em locais de grande circulação de pessoas contribui na sensibilização sobre os cuidados e os riscos com a doença”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Uso de máscaras

Em virtude do aumento do número de casos de Covid-19 na capital paulista nas últimas semanas, a prefeitura voltou a recomendar que todas as pessoas usem máscara de proteção em ambientes fechados e em aglomeração, como transportes públicos (ônibus, metrô, trens, carros por aplicativos e nas estações). “As máscaras servem como uma barreira de proteção para evitar a propagação do vírus que pode ser liberado por indivíduos infectados”, informou a prefeitura.

Publicidade

Acrescentou que incentiva a imunização da população contra a Covid-19, em especial envolvendo doses de reforço para completar o ciclo vacinal indicado para cada idade. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser consultados no site do Busca Saúde.