Nos últimos anos, a evolução tecnológica impactou significativamente a forma como utilizamos nossos smartphones. Funções que eram exclusivamente desempenhadas por aplicativos de terceiros foram incorporadas diretamente nos sistemas operacionais, tanto no Android quanto no iOS. Isso levou muitos aplicativos, antes considerados essenciais, a se tornarem obsoletos. Este avanço oferece uma oportunidade para otimizar o desempenho e o espaço de armazenamento dos dispositivos móveis ao remover apps que já não são necessários.
Os fabricantes de smartphones, atentos às necessidades de seus usuários, implementaram diversas funcionalidades nativas que antes exigiam o download de aplicativos específicos. Com isso, funções como leitura de QR Code, escaneamento de documentos e modos de economia de bateria passaram a ser acessíveis diretamente pelo sistema. A seguir, conheceremos cinco tipos de aplicativos que podem ser removidos com segurança dos smartphones, dado que suas funções estão integradas aos sistemas operacionais modernos.
Por que Aplicativos que “Economizam” Bateria se Tornaram Dispensáveis?
Os aplicativos que prometiam economizar bateria foram, por bastante tempo, um recurso essencial para os usuários de smartphones. Contudo, com o lançamento da versão 5 do Android e do iOS 9, modos de economia de bateria foram incorporados de forma nativa. As funções nativas são acessadas facilmente nas configurações de bateria de ambos os sistemas operacionais, eliminando a necessidade de apps adicionais. Essa integração não só melhora a eficiência da economia de energia como também oferece uma operação mais segura sem os riscos de apps de terceiros.
Para que Servem os Apps de Lanterna Hoje em Dia?
Quando os smartphones eram novidade, os aplicativos de lanterna supriam uma demanda significativa. No entanto, atualmente, essa funcionalidade é encontrada na ‘Central de Controle’ de praticamente todos os dispositivos. No Android, a ativação da lanterna se faz com um simples deslizar de tela, e no iPhone, ela é acessada a partir do canto superior direito. Assim, o uso de apps especificamente para lanterna se tornou redundante, já que essa função está sempre a um toque de distância.
Como as Câmeras de Smartphones Substituíram Leitores de QR Code?
A capacidade de ler QR Codes foi mais uma função incorporada às câmeras dos smartphones, eliminando a necessidade de aplicativos dedicados. Tanto iPhones, a partir do iOS 11, quanto dispositivos Android 8 ou posteriores, são equipados com essa funcionalidade. Basta apontar a câmera para um código QR para que o sistema autonômico reconheça e processe a informação, tornando qualquer aplicativo adicional completamente desnecessário.
A Função de Gravação de Tela Ainda Requer Aplicativos?
Anteriormente uma função restrita a desenvolvedores ou a makers de conteúdo digital utilizando aplicativos específicos, a gravação de tela agora é uma funcionalidade padrão em muitos dispositivos modernos. Usuários de iPhone podem utilizar esta funcionalidade por meio da ‘Central de Controle’, enquanto que a versão Android 13 e superiores também oferecem essa opção. O acesso facilitado e embutido a essa ferramenta tornou obsoletos os aplicativos externos para captura de tela, o que possibilita um uso mais prático e seguro dos dispositivos.
O Escaneamento de Documentos Através de Aplicativos é Necessário?
Antigamente, digitalizar documentos usando o smartphone exigia aplicativos especializados. No entanto, as melhorias nos smartphones possibilitaram a inclusão dessa função de maneira nativa. No sistema iOS, por exemplo, o aplicativo Notas permite o escaneamento de documentos desde o iOS 11. Para usuários de dispositivos Samsung, o Samsung Notes oferece funcionalidades semelhantes com a câmera do aplicativo. Dessa forma, usar aplicativos externos para digitalizar papéis tornou-se desnecessário.
A remoção de aplicativos redundantes não apenas libera espaço de armazenamento, mas também melhora o desempenho dos dispositivos, ao passo que muitas funcionalidades agora estão disponíveis diretamente nos sistemas operacionais modernos. Com estas melhorias, os smartphones estão mais integrados e funcionais do que nunca.
SearchGPT é o mais novo lançamento da OpenAi que chega para competir com o Google! Entenda;
Siga a gente no Google Notícias