
O Instagram, uma das plataformas de mídia social mais utilizadas globalmente, introduziu recentemente a “Conta de Adolescente“. Esta atualização visa aumentar a segurança e privacidade para usuários jovens, ao mesmo tempo que oferece aos pais mais controle sobre as atividades de seus filhos na rede. Esta mudança vem à tona à medida que cresce a preocupação sobre o impacto das redes sociais na vida dos adolescentes.
Com o novo recurso, adolescentes menores de 18 anos que se inscrevem na plataforma terão suas contas definidas como privadas por padrão. Essa configuração não só protege o conteúdo do perfil de ser visto por não seguidores, mas também controla quem pode se conectar com eles via mensagens diretas.

Quais mudanças foram implementadas?
As mudanças são abrangentes e afetam diversas áreas de interação dentro do aplicativo. Para usuários menores de 16 anos, a conta privada é aplicada a todos, inclusive os que já possuem uma conta na plataforma. Para esses jovens, qualquer alteração nas configurações de privacidade requer aprovação dos pais.
Especificamente para adolescentes de 16 e 17 anos, ainda que possam ter mais autonomia, os pais podem ativar uma supervisão parental. Isso permite monitorar e gerenciar as preferências de conta dos filhos, aumentando o nível de proteção se necessário.
Como funciona a restrição de conteúdo?
Além da privacidade, a “Conta de Adolescente” inclui restrições de conteúdo. Adolescentes são automaticamente colocados na configuração mais restrita relacionada a conteúdos sensíveis. Exemplos incluem a limitação da visualização de vídeos de conflitos e promoções de procedimentos estéticos nas áreas Explorar e Reels da plataforma.
A ferramenta “Palavras Ocultas“, que filtra comentários ofensivos e solicitações de mensagem, também estará automaticamente ativada. O Instagram compromete-se ainda a remover conteúdos que violem suas diretrizes, evitando recomendações de publicações potencialmente sensíveis.
O recurso Central da Família funciona como um Controle Parental?
Os pais agora possuem a possibilidade de usar a “Central da Família“, um recurso que funciona como um Controle Parental, que facilita o monitoramento das atividades dos adolescentes na plataforma. Este recurso oferece relatórios sobre o tempo de uso da plataforma, notificações sobre novas conexões e alertas sobre denúncias feitas pelos jovens.
Além disso, os pais podem definir limites de uso diário ou semanal e ser notificados sobre várias atividades de seus filhos. Este sistema proporciona um equilíbrio entre a autonomia do adolescente e a tranquilidade dos pais ao saberem que ainda têm um controle sobre o ambiente virtual frequentado por seus filhos.
Adoção e implementação da ‘Conta de Adolescente’
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, deu início à implementação desta funcionalidade há alguns dias, após seu anúncio em setembro do ano passado. Embora esta seja apenas uma das medidas, a empresa continua aprimorando suas políticas para garantir um ambiente seguro e acolhedor para jovens usuários.
As inovações implementadas pelo Instagram refletem um compromisso contínuo de criar um espaço digital mais seguro para os jovens, oferecendo aos pais ferramentas que promovem uma supervisão adequada enquanto respeitam a individualidade dos adolescentes.
Elon Musk faz oferta bilionária para comprar a OpenAI, dona do ChatGPT
Siga a gente no Google Notícias