Defesa Civil do RS implementará alerta sonoro para desastres climáticos através do celular! Veja;

Celular
Usuário verificando o alerta emitido em seu Celular – Créditos: depositphotos.com / tatsianama

A partir do dia 4 de dezembro de 2024, um novo sistema de alerta sonoro começará a ser implementado em todo o território gaúcho. Desenvolvido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul em parceria com a Anatel, esta ferramenta visa alertar a população em casos de riscos de desastres climáticos extremos e severos. O sistema foi projetado para emitir um bipe contínuo nos celulares dos moradores das localidades atingidas, sem a necessidade de cadastro prévio.

Publicidade

No dia 30 de novembro, a Defesa Civil realizará uma demonstração do sistema em 36 cidades do RS. Este teste tem como objetivo familiarizar a população com o novo método de alerta e garantir que os mecanismos de envio estejam funcionando adequadamente. Apesar de ter um impacto significativo, a Defesa Civil tranquiliza a população, esclarecendo que se trata apenas de um exercício.

Como Funciona o Alerta Sonoro via Celular?

O sistema de alerta foi criado para garantir uma comunicação eficiente e rápida em situações de emergência. Quando ativado, o alerta sonoro será audível em todos os celulares da área afetada, emitindo um bipe contínuo com duração de aproximadamente 10 segundos. Este sinal também fará com que uma mensagem de texto apareça automaticamente na tela do celular, interrompendo qualquer atividade em andamento até que o usuário visualize a mensagem:

  • Alerta será recebido mesmo se o celular estiver no modo silencioso
  • A mensagem aparecerá sobre qualquer aplicativo ou conteúdo em uso
  • Moradores de áreas vizinhas podem eventualmente receber o alerta
Homem verifica por que seu celular tocou mesmo estando no silencioso – Créditos: depositphotos.com / GaudiLab

Em quais cidades será realizado o teste inicial do sistema?

A demonstração do sistema de alerta será conduzida em duas fases, começando às 15h. Primeiramente, a mensagem será enviada para municípios como Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí e outros. Em seguida, será a vez de cidades como Porto Xavier, Caxias do Sul, São Vendelino e diversas outras localidades. O propósito deste exercício é testar a abrangência e a eficácia do sistema.

Qual a importância do novo sistema de alerta para a população?

O principal objetivo do novo sistema de alerta é aumentar a segurança e minimizar riscos durante eventos climáticos adversos. Ao garantir a disseminação rápida de informações críticas, o sistema pode potencialmente salvar vidas e reduzir danos materiais. Além disso, a implantação deste sistema representa um avanço significativo na gestão de desastres e na proteção civil, preparando o estado para lidar mais eficazmente com as consequências das mudanças climáticas.

Publicidade

A expectativa é que o sistema não só melhore a resposta imediata a desastres no território gaúcho, mas também sirva como um modelo para a futura nacionalização dessa tecnologia, que está prevista para acontecer em 2025.

Elon Musk está considerando entrar no mundo de desenvolvimento de jogos através da IA! Veja;

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.