Microsoft dá aviso importante aos usuários cujo computador não suporta o Windows 11;

Windows 11
Windows 11 – Créditos: depositphotos.com / [email protected]

A Microsoft trouxe mudanças significativas nos termos de atualização para o Windows, especialmente envolvendo o processo de migração do Windows 10 para o Windows 11 em dispositivos que não atendem aos requisitos oficiais. Essas modificações incluem um método para reverter a atualização, o que pode se mostrar crucial para usuários que enfrentam dificuldades após o update.

Publicidade

Recentemente, a empresa notou que a adoção do Windows 11 não atingiu as expectativas, permanecendo bem abaixo das taxas do Windows 10. Na tentativa de incentivar a adoção, a Microsoft tem promovido o encerramento do suporte ao Windows 10, além de flexibilizar alguns requisitos para instalação do Windows 11 em computadores mais antigos, originalmente inaptos para o update.

Windows 11 – Créditos: depositphotos.com / kozhur

Quais são as Novas Regras para Atualizações em PCs Não Suportados?

Ao atualizar o documento de suporte para instalações em hardware não certificado, a Microsoft ampliou a cláusula que a isenta de responsabilidade em caso de problemas. O texto passa a esclarecer que qualquer instalação em sistemas não compatíveis é feita por conta e risco do usuário. Um trecho específico destaca que, ao prosseguir, o usuário concorda que leu e entendeu esta política, isentando a empresa de responsabilidade se o sistema operacional não funcionar corretamente.

As preocupações referentes à compatibilidade e qualidade da experiência no Windows 11 são ressaltadas. Os usuários são explicitamente avisados sobre possíveis falhas de compatibilidade e a ausência de suporte e atualizações caso optem por forçar o update em hardware não compatível.

Como Reverter a Atualização para o Windows 11?

A Microsoft também disponibilizou um guia passo a passo para quem deseja reverter para o Windows 10. Nos primeiros 10 dias após a atualização, os usuários podem acessar Início > Configurações > Sistema > Recuperação para buscar uma reversão para a versão anterior do sistema. Além disso, novas instruções foram adicionadas ao site de suporte, fornecendo um link direto para os passos necessários.

Publicidade

Essa função é especialmente útil para aqueles que, ao migrarem para o Windows 11, enfrentaram problemas que afetaram o desempenho ou a usabilidade de suas máquinas. A reversão promete restaurar o sistema anterior de maneira automática e rápida.

Qual é o Futuro do Windows 10?

Com a aproximação do fim do suporte ao Windows 10, a transição para o Windows 11 se torna cada vez mais relevante. Apesar disso, muitos usuários ainda hesitam em realizar a mudança devido a incertezas sobre compatibilidade e desempenho. A flexibilização de regras de instalação visa amenizar essa resistência, mas a aceitação do novo sistema continua relativamente baixa.

A estratégia da Microsoft agora foca em aumentar a adoção do Windows 11, promovendo melhorias, suporte e uma experiência de usuário aprimorada, enquanto lida com a transição macro para um novo padrão de sistema operacional em diversos tipos de dispositivos.

Publicidade

Como a Microsoft Aborda Questões de Compatibilidade?

A companhia reforça a importância dos requisitos mínimos como uma forma de assegurar que os dispositivos consigam aproveitar todos os recursos disponíveis no Windows 11. Problemas de compatibilidade podem afetar diretamente a estabilidade e a eficiência do sistema, sendo uma das grandes preocupações em updates forçados em hardware não qualificado.

No entanto, a decisão de permitir atualizações em máquinas mais antigas, mesmo com os riscos explicitados, aponta para um reconhecimento por parte da Microsoft da necessidade de incluir mais usuários, ao menos de forma temporária, até que upgrades de hardware sejam possíveis para esses consumidores.

Neuralink recebe aprovação para testar a capacidade de seu implante cerebral;

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.