
A startup de inteligência artificial xAI, de Elon Musk, anunciou que lançará seu novo chatbot, Grok 3, nesta segunda-feira (17). O bilionário afirmou que a tecnologia será a “IA mais inteligente da Terra” e confirmou que uma demonstração estará disponível às 20h no horário do Pacífico. A declaração foi feita em uma postagem no X.
Durante uma videoconferência no World Government Summit, em Dubai, na última quinta-feira (13), Musk já havia antecipado o lançamento, destacando que o novo modelo de IA superaria todas as ferramentas concorrentes disponíveis atualmente.
Segundo ele, o Grok 3 foi treinado com dados sintéticos e tem a capacidade de revisar seus próprios erros, ajustando informações para manter a consistência lógica.
Grok 3 release with live demo on Monday night at 8pm PT.
Smartest AI on Earth.
— Elon Musk (@elonmusk) February 16, 2025
Musk x OpenAI: uma disputa crescente?
O lançamento do Grok 3 acontece em um momento de intensa concorrência no setor de inteligência artificial. Empresas de diferentes países buscam desenvolver chatbots mais sofisticados e acessíveis. Um exemplo é a startup chinesa DeepSeek, que chamou a atenção do mercado ao criar um modelo comparável ao ChatGPT, da OpenAI, e vem recrutando especialistas para expandir sua atuação.
Além da competição tecnológica, Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI, protagonizam uma disputa pública sobre os rumos da empresa. Os dois cofundaram a OpenAI como uma organização sem fins lucrativos em 2015, mas seguiram caminhos distintos desde então.
Na sexta-feira, o conselho da OpenAI rejeitou uma oferta de US$ 97,4 bilhões feita por um grupo de investidores liderado por Musk para comprar a entidade que controla a empresa. Em resposta, Altman ironizou no X: “Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 bilhões, se desejar”.
Em entrevista à Bloomberg Television, Altman sugeriu que Musk tenta dificultar os avanços da OpenAI.
“Acho que ele provavelmente só está tentando nos atrasar. Ele obviamente é um concorrente. Eu gostaria que ele simplesmente competisse criando um produto melhor, mas acho que há muitas táticas, inúmeros processos judiciais, todo tipo de loucura… e agora isso” afirmou.
Leia também: O Brutalista: Filme inspirado na Segunda Guerra usou inteligência artificial?
Siga a gente no Google Notícias