A tenista chinesa Peng Shuai neste domingo (21) fez uma videochamada com o presidente do comitê olímpico internacional (COI) e falou estar “segura e bem”.
Por meio de um comunicado o COI confirmou a atleta “explicou que está segura e bem, morando em sua casa em Pequim, mas gostaria que sua privacidade fosse respeitada neste momento”.
Depois dos últimos dias pela forte pressão internacional, Shuai reapareceu em público neste domingo (21) em fotos e vídeos de um torneio de tênis juvenil em Pequim, depois de uma ausência pública de quase três semanas desde que ela acusou o político do Partido Comunista Chinês (PCC) de agressão sexual.
Primeiramente as imagens foram divulgadas por um repórter da mídia estatal chinesa em sua rede social. Depois, meios de comunicação independentes confirmaram a presença de Peng no torneio organizado pela China Open.
Peng Shuai aparece em vídeos durante uma cerimônia do torneio e, depois, autografou bolas de tênis para crianças. A WTA acha que as imagens não são suficientes para atestar que a tenista esteja livre de perigo.
No inicio do mês a tenista de 35 anos sumiu inesperadamente, logo após da acusação contra o Zhang Gaoli, um grnade e poderoso ex-chefe do Partido Comunista Chinês, 40 anos mais velho, de tê-la forçado a ter relações sexuais. Uma mensagem publicada no dia 2 de novembro na sua conta do Weibo, descreveu a relação forçada com Zhang, ex-vice-primeiro-ministro do país e casado. A mensagem ficou um tempo curto no ar, logo depois foi retirada da internet na China.
De acordo com o COI, a videochamada foi acompanhada pela presidente da Comissão de Atletas do COI, Emma Terho, e pelo membro do COI na China, Li Lingwei. “Fiquei aliviado ao ver que Peng Shuai estava bem, que era nossa principal preocupação. Ela parecia estar relaxada”, falou Emma Terho.
“O Comitê Olímpico Internacional garante que conseguiu falar por videoconferência com Peng Shuai e que a tenista chinesa diz que está bem, mas que quer privacidade neste momento”.
El Comité Olímpico Internacional asegura que ha logrado hablar por videoconferencia con Peng Shuai y que la tenista china dice que está bien, pero que quiere privacidad en este momento.
— Zigor Aldama 齐戈 (@zigoraldama) November 21, 2021