As fortes chuvas que atingem São Paulo na tarde desta quarta-feira (25) provocaram alagamentos em diversos pontos da capital e deixaram 26.587 imóveis sem energia elétrica. Na Região Metropolitana, o total de residências sem luz chega a 38.132, segundo a Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na região.
A previsão é de que o volume de chuvas, estimado entre 50 e 100 mm, continue até o fim do dia, aumentando o risco de alagamentos e transtornos. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a combinação do calor com a alta umidade do ar favoreceu a formação de pancadas de forte intensidade.
Quais são os pontos mais afetados pelas chuvas em São Paulo?
Imagens de radar da Prefeitura de São Paulo mostram que chove moderadamente em bairros da zona sul, como Campo Limpo, M’Boi Mirim e Vila Mariana, enquanto há registros de chuvas fortes na zona oeste, como Pinheiros, e no centro, na região da Sé. Até o momento, foram contabilizados diversos pontos de alagamento:
- Zona Sul: avenidas Santo Amaro, 23 de Maio, José Maria Whitaker e Complexo Viário Ayrton Senna.
- Zona Oeste: rua Doutor Augusto Miranda, avenidas do Estado e Pompeia, e túnel Max Feffer.
- Centro: túneis São João Paulo 2º e Fernando Vieira de Mello, praça 14 Bis e avenida Cantareira.
- Zona Leste: rua Euclides Pacheco.
O CGE também alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco, quedas de árvores e transbordamentos de rios e córregos, especialmente em locais com temporais mais intensos.
Previsão: tempo instável nos próximos dias
O cenário deve se agravar com a chegada de uma frente fria na quinta-feira (26), associada a um canal de umidade que atinge a região centro-norte do país. Simulações atmosféricas indicam chuvas duradouras e volumes significativos tanto na capital quanto em cidades da Grande São Paulo.
Na quinta-feira, o dia começa com céu nublado e pancadas de chuva, que se intensificam ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 20°C e 24°C, enquanto a umidade do ar deve se manter elevada, com valores mínimos de 75%.
Na sexta-feira (27), o solo já encharcado e a continuidade das chuvas aumentam o potencial para problemas, como deslizamentos e alagamentos. As temperaturas devem oscilar entre 20°C e 25°C, com alta umidade.
Os dados da Prefeitura apontam que, até agora, São Paulo registrou 123 mm de chuva em dezembro, o equivalente a 67,2% da média mensal esperada de 182,9 mm.
Leia também: Tragédia! Corpo de menina de 12 anos que sumiu ao cair em bueiro durante chuva é encontrado
Siga a gente no Google Notícias