O vereador e presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes (SP), Renato Oliveira (MDB), foi detido em uma piscina no Rio de Janeiro e indiciado sob acusação de injúria racial no último domingo (23) após se envolver em uma confusão no local.
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver Renato sendo contido por três homens dentro da piscina de um condomínio no bairro de Curicica, zona oeste da cidade.
No vídeo, pessoas que estavam na área da piscina aplaudem a prisão do vereador. Os ânimos ficam ainda mais exaltados quando Renato tenta chutar um dos polícias que estava segurando-o.
Depois de ser retirado da piscina, o vereador foi conduzido por policiais ao 32ª DP. Agentes disseram que foram acionados para verificar uma ocorrência envolvendo um tumulto e, no local, uma pessoa relatou que o vereador teria cometido injúria por preconceito.
De acordo com a Polícia Civil, Oliveira foi indiciado sob acusação de injúria racial e resistência, aos quais responderá em liberdade.
O vereador nega as acusações e se diz arrasado pelo que aconteceu no domingo. Segundo ele, o episódio começou quando pediram para ele desligar a caixa de som que tinha levado para a piscina.
“Conversei amigavelmente me desculpando pelo mal-entendido e, mesmo assim, solicitaram que eu me retirasse da piscina. Eu me neguei”, diz o vereador, acrescentando que decidiram chamar a polícia. Diante da recusa em deixar o local, ele afirmou que um agente entrou na piscina para retirá-lo e encaminhá-lo à delegacia.
“Como não tinham crime algum contra mim, inventaram uma acusação absurda de injúria racial. Eu nem sequer dirigi a palavra ao senhor que me acusa. Levei três testemunhas que confirmaram no papel minha versão e os denunciei por denunciação caluniosa e falso testemunho”, disse o vereador.
O vereador Renato Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes (SP), foi detido aqui no Rio depois de ofender moradores e um funcionário com frases racistas na piscina de um condomínio.
— Diego Sangermano (@disangermano) January 24, 2022
Um policial teve que entrar na água para prender o vereador @sbtrio pic.twitter.com/JEmeSFK62w