O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), foi o destino final de um avião com pelo menos 200 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave pousou por volta das 13h25 desta quarta-feira (26), segundo informações confirmadas pela BH Airport, concessionária que administra o terminal.
Segundo informações do UOL, a aeronave saiu do estado americano do Arizona. Minas Gerais é um dos estados do Brasil com mais pessoas que tentam entrar nos Estados unidos de forma ilegal pelo México. Em 2019, a política de deportação dos EUA começou a ser mais severa pelo presidente Donald Trump, que fez a legislação do país ser mais dura com imigrantes ilegais.
No primeiro ano do mandato do Joe Biden, em 2021, como presidente do país, também foram registradas as chegadas de voos com deportados que chegaram do Brasil. Biden chegou à Casa Branca com uma grande reforma imigratória, porém, algumas tropeçaram no Congresso.
Desde a posse do Biden, o número de pessoas interceptadas passando pela fronteira sul subiu para 1.855.023, das quais 1.308.705 partiram de El Salvador, Guatemala, Honduras e México, de acordo com dados dos EUA.
Segundo Biden, isso atribui à pobreza, violência corrupção e aos efeitos de mudanças climáticas e lançou um programa de investimentos para enfrentar o problema por meio de oportunidades econômicas. Procurados para comentar sobre o voo, o Itamaraty e a Polícia Federal ainda não se posicionaram.
Chegou às 13h27 desta quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, um voo com cerca de 200 brasileiros (entre crianças, adolescentes e adultos) deportados dos Estados Unidos, de origem do Arizona. pic.twitter.com/B8jaDK1YMx
— Por Dentro de Minas (@pordentrodemg) January 26, 2022