A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende liberar o uso de máscaras em três semanas. Em áreas abertas já é opcional o uso ou não das máscaras no Rio de Janeiro, mas o que pode mudar é liberação total do uso das máscaras. A flexibilização voltará a ser discutida em março pelo comitê científico da prefeitura.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz explicou ao Blog do Edimilson Ávila, que os principais indicadores da Covid-19 no Rio de Janeiro, estão em queda. Um desse indicadores é a internação no SUS. Durante o pico da Ômicron eram cerca de mil pacientes em hospitais. Nesta segunda-feira (21), eram 99.
Os testes positivos também diminuíram. Enquanto a nova variante Ômicron tornava quase metades dos testes positivos, agora este cenário diminuiu para um índice de 5,1%. dos testes positivos. Ou seja, a queda de testes positivos e internações são indicadores que tem feito a Prefeitura do Rio de Janeiro cogitar a não obrigatoriedade das máscaras.
E a vacinação continua firme por aqui! ????????????
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) February 21, 2022
40% dos cariocas já tomaram a dose de reforço contra a covid-19. Mas tem uns atrasadinhos que ainda estão precisando completar o esquema vacinal. pic.twitter.com/zRV17lqzI6