O ministro da Saúde, Viktor Lyashko, estima que, até a tarde desta quinta-feira (24), 57 pessoas morreram em decorrência dos ataques da Rússia contra a Ucrânia iniciados nesta madrugada. O governo ucraniano também informou que 169 ficaram feridos.
Por outro lado, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 100 mil ucranianos já fugiram do país. Os refugiados têm como destino principal os países vizinhos, como a Moldávia e a Romênia.
Porta-voz do Comitê de Refugiados da ONU, Shabia Mantoo, explicou que a contagem de refugiados está sendo feita a partir de relatórios enviados por autoridades nacionais e agências parceiras.
Em seu twitter oficial, o governo ucraniano disse para a sua população: ”Não cometa erros. Os ucranianos prevalecerão. Lutamos contra os impérios russo e soviético no passado e – sempre – a liberdade e a democracia venceram. Nós precisamos do seu apoio agora. Apoie o exército e a economia ucranianos. Vamos #StopRussianAggression juntos.”
Make no mistake. Ukrainians will prevail. We fought against the Russian and Soviet empires in the past and – always – freedom and democracy won the day. We need your support now. Support the Ukrainian Army and economy. Let’s #StopRussianAggression together https://t.co/pVX50pPtVd
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 24, 2022