A cidade de Mariupol está cercada pela Rússia, afirma o oficial ucraniano Anton Harashchenko. A concentração de russos está no Porto ao sul de Mariupol.
“As tropas querem fazer uma nova Leningrado”, disse o oficial. Essa foi uma referência ao cerco nazista feito na Segunda Guerra Mundial, em que 1,5 milhão de russos morreram durante o bloqueio similar.
“Precisamos de um cessar-fogo para restaurar a energia”, afirmou o prefeito da cidade, Vadym Boichenko, de acordo com o portal G1. Além disso, ele falou que nas últimas 24 horas, os ataques constantes bloquearam o fornecimento de água e luz, que são recursos fundamentais.
Entenda o conflito
Na última quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Informações sobre a invasão russa
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 3, 2022
Perdas das forças de ocupação russas na Ucrânia, 3 de março https://t.co/nreJ58MrYp