Antiga república soviética, independente desde 1991, a Geórgia formalizou hoje (3) pedido de adesão à União Europeia (UE). O documento foi assinado pelo primeiro-ministro Irakli Gharibashvili, que considerou a iniciativa “um importante passo no caminho da integração da Geórgia à Europa”.
“Hoje é um dia histórico para a Geórgia”, disse Gharibashvili, que se referiu à medida como uma “uma nova página na história nacional, que dá continuidade aos esforços dos antepassados, que visavam à unificação em uma família europeia comum”.
Gharibashvili destacou que a Geórgia, ao longo da história, “sempre pertenceu ao espaço cultural e civilizatório europeu” e lembrou que, em 2014, quando exerceu o primeiro mandato como premiê da Geórgia, assinou acordo para que o país iniciasse as tratativas para ingressar na União Europeia;
“Desde o dia em que conquistamos a independência, nosso país vem se movendo consistentemente nesta direção. Adotamos normas e padrões europeus em todas as esferas da vida política, econômica ou social e, hoje, damos mais uma demonstração destes nossos esforços”, acrescentou o primeiro-ministro.
(Agência Brasil)