Os equipamentos essenciais da usina nuclear de Zaporizhzhia não foram afetados pelo incêndio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4), pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
“Funcionários da fábrica (estão) tomando ações mitigatórias”, complementou. Segundo o portal CNN, o diretor da usina nuclear afirmou à rede de televisão Ukraine 24 que a segurança contra a radiação já havia sido estabelecida no local.
“Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, comunicou o porta-voz Adrii Tuz. Entretanto, ele também afirmou que a usina não sofreu nenhum dano crítico e que pelo menos uma unidade geradora de energia foi atingida na usina durante o ataque.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
???????????????? Combates em Zaporizhzhia, cidade localizada no sudeste da Ucrânia, sede da maior usina nuclear da Europa pic.twitter.com/r48BaNbj9r
— Jeff Nascimento ????????♀️???????????? (@jnascim) March 4, 2022