O Teatro Real de Madri anunciou na sexta-feira, 04, que cancelou apresentações do famoso balé russo Bolshoi por causa da guerra na Ucrânia. As apresentações estavam agendadas para o mês de maio, segundo a agência Reuters.
De acordo com o comunicado, “o Teatro Real lamenta não poder contar com esta companhia de prestígio, cujo diretor, Vladimir Urin, falou publicamente a favor da Ucrânia e contra a guerra“.
Vladimir Spivakov and Vladimir Urin (Director of the Bolshoi Theatre) sign open letter against the war: ‘In each of us lives the genetic memory of the war. We do not want a new war, we do not want people to die.’ https://t.co/iqAZmYL474
— Gavin Dixon (@saquabote) February 28, 2022
A instituição disse ainda que a invasão causou “uma dolorosa emergência humanitária”. Os ingressos que já foram vendidos serão reembolsados.
O conflito no Leste Europeu tem levado empresas e organizações de vários segmentos a tomarem medidas de protesto.
O Festival de publicidade de Cannes, por exemplo, barrou empresas russas de participarem da próxima edição do evento.
Conflito na Ucrânia chega ao décimo dia
A Ucrânia foi invadida pela Rússia no dia 23 de fevereiro. O exército russo avança pelas regiões da fronteira em direção aos principais alvos: as cidades ucranianas de Kiev e Kharkiv.
O exército da Rússia também ganha terreno no litoral e já conquistou pelo menos uma cidade portuária.
Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na Otan, aliança militar do Ocidente. O presidente russo Vladimir Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização.
O líder russo também argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.
*reportagem original em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/teatro-de-madri-cancela-apresentacao-do-bolshoi-apos-invasao-da-ucrania/