O Ministério de Defesa da Rússia anunciou que abriu corredores humanitários em cinco cidades da Ucrânia nesta terça-feira (8). Entre as cidades está a capital Kiev, alvo de muitos ataques russos. De acordo com a pasta, o cessar-fogo temporário nessas áreas iniciou às 9h no horário local (4h no horário de Brasília)
Dentre as cinco cidades que estão evacuando os civis através de corredores humanitários estão: Sumy, Kharkiv, Mariupol, Cherhihiv e a capital Kiev. Inicialmente, a Ucrânia descordou da proposta de evacuação de civis ucranianos.
De acordo com o portal CNN, a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk afirmou que o primeiro grupo deixará Sumy às 10h no horário local. A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia afirmou que “a situação de mantém imprevisível” e solicitou que cidadãos ucranianos não cruzem a fronteira com Belarus.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
‘O inimigo executou um ataque exatamente na direção do corredor humanitário’, denunciou o ministério em sua página do Facebook. #ODia https://t.co/AL7FPOo1GP
— Jornal O Dia (@jornalodia) March 8, 2022