Um ataque russo com mísseis atingiu uma base militar na fronteira entre Ucrânia e Polônia, neste domingo (13). Segundo a AP News, 35 pessoas foram mortas e pelo menos 134 ficaram feridas.
Esse ataque ocorreu logo após a Rússia ameaçar atacar carregamentos de armas estrangeiras que dão apoio aos ucranianos. Foram utilizados mais de 30 mísseis para atingir instalação de treinamento.
De acordo com a AP News, o local fica a menos de 25 quilômetros da fronteira com Polônia. O país é uma rota de ajuda militar ocidental para a Ucrânia. E nessa região que os Estados Unidos aumentaram o número de tropas americanas. A instalação é usada há vários anos para treinar militares ucranianos, com instrutores dos EUA e de outros países da OTAN.
A Otan afirmou que no momento não tem nenhuma presença na Ucrânia. Um oficial da OTAN não respondeu a perguntas sobre quando a aliança teve pela última vez integrantes na base de treinamento.
Conflito Rússia x Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
“Apesar da ameaça de prisão, sequestro e coisas piores, milhares de ucranianos ainda saem para protestar contra a ocupação das forças russas. Este último vídeo é em Berdyansk na costa de Azov.”
Despite threat of arrest, kidnapping and worse, Ukrainians in their thousands still come out to protest against occupying Russian forces. This latest video from Berdyansk on the Azov coast. pic.twitter.com/AFUf2bz0Wa
— Oliver Carroll (@olliecarroll) March 13, 2022