Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (15) que as forças russas tomaram toda a região de Kherson. A cidade possui cerca de 250 mil habitantes.
Kherson, no sul do país, foi o primeiro grande centro urbano a ser dominado pelas tropas militares russas desde o início da invasão da Ucrânia, de acordo com o portal G1. O conflito armado completa 20 dias nesta terça-feira (15).
Os dirigentes do Ministério da Defesa dos Estados Unidos acreditam que os russos podem usar Kherson como estratégia para chegar a demais cidades da Ucrânia. Essas seriam Mykolaiv e Odessa, consideradas cidades estratégicas para os russos.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Ucrânia pede expulsão imediata da Rússia do Conselho da Europa https://t.co/v5jBZgTHzH
— UOL Notícias (@UOLNoticias) March 14, 2022