De acordo com o Ministério da Defesa Ucrânia, o país ucraniano perdeu temporariamente o acesso ao Mar de Azov, já que forças russas estavam em torno do principal porto do mar de Mariupol. Segundo, à CNN o ministério ucraniano afirmou “Os ocupantes tiveram sucesso parcial no distrito operacional de Donetsk, privando temporariamente a Ucrânia do acesso ao Mar de Azov“.
Na sexta-feira (18), a Rússia havia dito que estavam aumentando o cerco em torno de Mariupol, onde cerca de 80% das casas foram danificadas. Desde o início da guerra, a cidade com localização na costa do Mar de Azov é alvo dos militares russos.
No dia 1º de março foi quando a Rússia afirmou que havia isolado os militares ucranianos do Mar de Azov. Ainda não foi especificado se as forças ucranianas recuperaram o acesso ao mar.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.