A pesquisa de intenção de voto no Rio de Janeiro Quaest/Genial divulgada nesta terça-feira (22) pela CNN revela que o estado é onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem maior potencial eleitoral na região Sudeste.
A avaliação é do CEO da Quaest, Felipe Nunes, ao comparar o rendimento de Bolsonaro no Rio com levantamentos feitos em São Paulo e Minas Gerais.
“Os dados do Rio mostram a primeira vez que Bolsonaro aparece como candidato mais competitivo no Sudeste”, afirmou Nunes. No cenário de pesquisa estimulada para Presidência, quando o nome dos candidatos é apresentado, Bolsonaro aparece em segundo, com 31% dos votos, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 39%. Bolsonaro pontua melhor no Rio do que em São Paulo, onde o último levantamento mostrou o presidente com 25%, e em Minas Gerais, com 21%.
Lula e Bolsonaro tem, até aqui, influência semelhante na escolha do eleitor para o governo do Rio. Dos eleitores do estado, 36% admitem que poderiam mudar sua preferência para votar num candidato apoiado por Lula e 32% mudariam o voto para escolher alguém apoiado por Bolsonaro.
“O Lula está pontuando um pouco abaixo no Rio no comparativo com outros estados e Bolsonaro vai bem mais consistente. Claudio Castro está consolidado como nome da direita e Marcelo Freixo aparenta estar muito dependente do Lula”, comentou Nunes sobre os líderes do levantamento.
????????Pesquisa Presidencial, GENIAL/QUAEST, Eleitores estado do RJ, 1o Turno Estimulada, Cenário Principal, 15 a 18 de março:
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) March 22, 2022
????Lula: 39%
????Bolsonaro:31%
????Ciro: 5%
⚪️Moro: 4%
????Janones: 3%
????Doria: 1%
????Tebet: 1%
????Leite: 1%
B/N: 11%
Indecisos: 4% pic.twitter.com/28EtKUa9h0