A causa da morte do baterista Taylor Hawkins, da banda Foo Fighters, está sendo investigada pelas autoridades da Colômbia, que foi encontrado morto na madrugada deste sábado (26) em um hotel de Bogotá. Um comunicado do Departamento de Saúde de Bogotá, informou que uma ambulância foi enviada ao hotel depois de uma ligação de emergência, em que um homem relatou que estava com dores no peito. “Hawkins não respondeu ao CPR [sigla para reanimação cardiopulmonar] e foi declarado morto”, disse o informe do departamento.
“Iniciamos uma investigação para estabelecer a causa da morte do músico, mas por enquanto não temos nenhuma informação disponível para compartilhar. À medida que a investigação avançar, teremos”, afirmou à Reuters, uma fonte do gabinete do procurador-geral, que não foi autorizada para falar com a imprensa.
#ATENCIÓN
Con respecto al fallecimiento del músico estadounidense Taylor Hawkins en la localidad de Chapinero, que se produjo este viernes 25 de marzo en horas de la noche, informamos: pic.twitter.com/hdOJgGCxDi— Secretaría Distrital de Salud (@SectorSalud) March 26, 2022
A banda estava programada para participar do festival Estero Picnic, perto da capital da Colômbia. Os organizadores do festival disseram que o Foo Fighters cancelou o resto de sua turnê sul-americana. “A família Foo Fighters está devastada pela perda trágica e prematura de nosso amado Taylor Hawkins”, disse a banda em um tweet. “Seu espírito musical e risada contagiante viverão com todos nós para sempre.” A embaixada dos Estados Unidos em Bogotá, disse que não estava em posição de comentar sobre a morte de Hawkins por questões de privacidade.
Lollapalooza no Brasil
A organização do Lollapalooza, que acontece em São Paulo, informou que o Foo Fighters cancelou toda a turnê sul-americana. A banda iria se apresentar no domingo (27) no festival. O Foo Fighters estava programado para encerrar o dia no palco principal.
Segundo a assessoria do festival, ainda não está definido o que será feito com a programação de atrações do último dia de evento. Não se sabe se o cancelamento do show vai adiantar o encerramento das atividades no palco Budweiser, ou se alguma outra atração será anunciada para o horário.
Homenagens
Hawkins “era realmente uma grande pessoa e um músico incrível. Meu coração, meu amor e minhas condolências vão para sua esposa, seus filhos, sua família, sua banda e seus fãs”, tuitou o roqueiro britânico Ozzy Osbourne. “Vejo você do outro lado.”
Os roqueiros canadenses Nickelback disseram estar “totalmente incrédulos com as notícias de Taylor Hawkins”. O Foo Fighters foi fundado em 1994 por Dave Grohl, o baterista da banda grunge Nirvana, após a morte do vocalista, Kurt Cobain. A banda, que inclui o baixista Nate Mendel e os guitarristas Chris Shiflett e Pat Smear, lançou dez álbuns de estúdio liderados por single como “Everlong”, “Times Like These” e “Learn To Fly”.
A banda chegou a ganhar 12 prêmios Grammy e foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fames em 2021. “Deus te abençoe Taylor Hawkins. Eu amei seu espírito e seu poder de rock incansável. Descanse em paz meu amigo”, twittou Tom Morello, do Rage Against the Machine. Gene Simmons e Paul Stanley, membros do grupo de rock KISS, também lamentaram a morte de Hawkins, junto com Guns N’ Roses, Slash e vários outros músicos.
“Taylor Hawkins para sempre”: em uma homenagem emocionante, o palco do festival colombiano Estéreo Picnic foi tomado por velas enquanto o sistema de som tocava o clássico “My Hero”, do Foo Fighters. ???? pic.twitter.com/wIzGGzJbbU
— MídiaNews (@MidiaNewstop) March 26, 2022
— Foo Fighters (@foofighters) March 26, 2022