A noite do Oscar 2022 foi marcada pelo tapa em que o ator Will Smith deu em Chris Rock no palco da premiação. Com esse ocorrido, muitos questionam se Will Smith após a agressão pode perder o Oscar que ganhou.
Chris Rock fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, que sofre de alopecia, condição autoimune que causa a perda de cabelo ou pelos em homens e mulheres. Smith se levantou da plateia e deu um tapa no ator e comediante. Ele venceu a estatueta de melhor ator e durante seu discurso, pediu desculpas para a Academia e aos colegas de profissão pelo ocorrido.
Por meio do seu Twitter, a Academia declarou em comunicado oficial: “A Academia não tolera violência em nenhuma forma. Nesta noite, temos o prazer de celebrar nossos vencedores da 94º edição do Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e dos amantes do cinema ao redor do mundo”.
Sobre a possibilidade de o ator perder seu Oscar, o jornal New York Post afirma que “Foi basicamente uma agressão. Todos ficaram chocados, foi muito desconfortável. Eu acho que o Will não aceitaria devolver seu Oscar, mas ninguém sabe o que vai acontecer agora”. De acordo com a Veja, Chris Rock não quis registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido, segundo o Departamento de Polícia de Los Angeles.
O comunicado da Academia ainda informou que “A filiação à Academia é um privilégio oferecido a um grupo seleto na comunidade global de cineastas. Além de conquistarem excelência nas artes e ciências audiovisuais, membros também devem se comportar de forma ética e respeitar os valores da Academia de respeito à dignidade humana, à inclusão e a um ambiente acolhedor que promova a criatividade”.
Will Smith pediu desculpas à Academia pelo episódio com Chris Rock durante a cerimônia do #Oscar:
— Tracklist (@tracklist) March 28, 2022
“O amor faz a gente cometer coisas loucas” pic.twitter.com/ItCGJ2StlS