A polícia de Londres anunciou nesta terça-feira (29) que emitiu 20 multas para festas em gabinete de Boris Johnson durante o confinamento da pandemia de Covid-19. Demais funcionários do governo estavam envolvidos nas festas.
“Hoje começaremos a enviar 20 avisos de multa por violações das normas contra a Covid-19”, afirmou a Scotland Yard. O comunicado não especificou as pessoas afetadas pela multa. Ao todo, a polícia investiga 12 encontros que aconteceram em Downing Street, sede do parlamento britânico e no gabinete do primeiro-ministro, Boris Johnson, em 2020 e 2021.
De acordo com o porta-voz do primeiro-ministro, Johnson não recebeu nenhuma notificação. Segundo o portal G1, pela primeira vez a polícia confirma que houve quebra nas regras em relação ao protocolo contra a Covid-19 por membros do governo do Reino Unido.
Na época do lockdown, as visitas eram proibidas e a maior aglomeração limitava-se a duas pessoas, ainda com uma distância de dois metros. O líder trabalhista de oposição, Keir Starmer, acusou Johnson no início do ano de mudar sua história em relação as reuniões. O primeiro-ministro inicialmente negou que as festas aconteceram e depois, alterou seu discurso e confirmou sua participação.
Apesar do escândalo, Boris Johson disse que não renunciaria. A investigação segue em andamento e a polícia responsável pelo caso disse que novas multas podem ser aplicadas.
“O porta-voz de Boris Johnson nega que o primeiro-ministro tenha conscientemente enganado o Parlamento, dizendo que nenhuma festa ocorreu dentro de Downing Street, apesar do fato de a polícia agora estar multando dezenas de pessoas que compareceram a elas, e apesar do fato de ele ter participado de várias.”
BREAKING: Boris Johnson's spokesman denies the Prime Minister knowingly misled Parliament by saying that no parties took place inside Downing Street, despite the fact the police are now fining dozens of people who attended them, and despite the fact he attended several himself.
— Adam Bienkov (@AdamBienkov) March 29, 2022