João Doria (PSDB), governador do estado de São Paulo, deve anunciar nesta quinta-feira (31) sua desistência na candidatura à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano.
O governador venceu as prévias do PSDB no primeiro turno no final de novembro do ano passado. Na época, ele obteve mais que a maioria dos votos e superou o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Entre os pré-candidatos a disputa foi marcada por divergências, que dividiram posições dentro legenda. Ao longo da pré-campanha, Doria e Leite trocaram farpas, e a demora para a conclusão da votação acabou agravando a crise entre os governadores.
Leite, por outro lado, ainda se mantém a disposição para concorrer à presidência da República. Ele chegou a negociar uma ida para o PSD, de Gilberto Kassab, porém, depois de uma carta de tucanos tradicionais, decidiu continuar no PSDB.
Eduardo Leite deixou seu cargo de governador do Rio Grande do Sul, no final da semana passada e, no início desta semana, disse que respeita as prévias do PSDB, mas que elas não podem servir como corrente para o partido.
A última pesquisa realizada pelo Datafolha, foi em 22 e 23 de março, simulando dois cenários da disputa para a Presidência, com a presença de Doria no 1º turno. Em ambos, ele tinha 2% das intenções de votos na pesquisa estimulada (em que os nomes são apresentados aos entrevistados), percentuais ainda menores do que ele havia registrado numa pesquisa feita em dezembro. Na última pesquisa Ipec, realizada em 9 e 13 de dezembro, Doria estava com 2% no cenário com 12 candidatos à presidências da República e 3% com 5 candidatos.
Pré-candidato ao governo de SP
Em 2018, Doria foi eleito governador de São Paulo, depois de sair da prefeitura da capital paulista no meio de seu mandato. Como está em primeiro mandato como governador, ele pode disputar a reeleição. O pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, é o Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de governo de Doria.
Rodrigo Garcia foi pego de surpresa e se irritou, com sinais de que Doria deve desistir da candidatura à Presidência da República. Em protesto, ele pediu demissão do cargo de secretário de Governo, embora tivesse de deixar o posto de qualquer forma até o fim desta semana para disputar as eleições.
Últimas da Internet | Doria deve anunciar desistência de candidatura à presidência. O anúncio oficial deverá ocorrer esta tarde no Palácio dos Bandeirantes. Ouça: https://t.co/VkAdOplhTR pic.twitter.com/dBUEn43WVG
— Rádio Senado (@RadioSenado) March 31, 2022