O Reino Unido anunciou que enviará veículos blindados Stormer equipados com lançadores de mísseis antiaéreos para a Ucrânia, segundo o secretário de Defesa, Ben Wallace afirmou nesta segunda-feira (25). Wallacce ainda comentou que avaliações britânicas mostraram que cerca de 15 mil russos foram mortos no conflito. Além disso, 2 mil veículos blindados, incluindo cerca de 530 tanques e 60 helicópteros, foram destruídos.
De acordo com a CNN, o secretário de Defesa disse que poderia anunciar sobre os veículos blindados. “Agora posso anunciar à Câmara que daremos um pequeno número de veículos blindados equipados com lançadores para esses mísseis antiaéreos”. Wallace também falou sobre mortes de civis e afirmou que cerca de 15 mil militares russos foram mortos na Ucrânia.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
“Amanhã pode ser tarde demais”, afirma coordenador da ONU para crise na Ucrânia, Amin Awad, ao pedir pausa imediata nos conflitos em Mariupol para que civis possam deixar a cidade de forma segura.https://t.co/gNiv738Og4
— ONU News Português (@ONUNews) April 24, 2022