União Europeia

Bruxelas afirma que UE não está disposta a pagar pelo gás russo em rublos

A informação foi divulgada pelas autoridades da União Europeia nesta quinta-feira (28). A grande produtora de energia russa Gazprom interrompeu nesta quarta-feira (27) o fornecimento de gás à Bulgária e Polônia.

uniao-europeia-anuncia-novo-acordo-para-entrada-de-imigrantes
Bandeiras da União Europeia – Créditos: Carl Court/Getty Images

Todos os países da União Europeia (UE) concordaram que não pagarão à Rússia em rublos por suas importações de gás, uma vez que o prazo para os próximos pagamentos deve ser 20 de maio. A informação foi divulgada pelas autoridades da União Europeia nesta quinta-feira (28).

Publicidade

“O que sabemos, e há consenso sobre isso de todos os estados membros, é que nenhum está disposto a pagar em rublos”, disse o funcionário da UE em entrevista coletiva. Ainda, ele acrescentou que a Comissão da UE não tem uma visão geral de quantos compradores abriram contas para pagamentos de gás no Gasprombank.

A grande produtora de energia russa Gazprom interrompeu nesta quarta-feira (27) o fornecimento de gás à Bulgária e Polônia, por não pagarem em rublos o combustível russo. Essa foi uma resposta do Kremlin em relação às sanções impostas pelo Ocidente devido à invasão da Ucrânia.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.