Um terremoto de magnitude 6.5 na escala Richter atingiu o Acre na noite de terça-feira (8). O abalo sísmico foi sentido principalmente no município de Tarauacá e foi o maior já registrado na história do Brasil. Não houve registros de danos ou vítimas.
Com epicentro a cerca de 111 km da cidade de Tarauacá, o terremoto foi registrado às 21h55 de terça. Devido a grande profundidade, de 621 km, o tremor foi pouco percebido na superfície.
O fenômeno natural foi observado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. O órgão americano também registrou um segundo tremor – uma réplica do primeiro – cerca de 1h depois, com magnitude 4.8 e 603 km de profundidade.
Explicação do evento
Apesar de registrado no Brasil, o terremoto de Tarauacá é considerado como um evento andino por especialistas. A explicação está na origem do abalo sísmico, que ocorre na Cordilheira dos Andes.
”Embora seja sentido no Brasil, ele [terremoto] é de causa andina”, disse o professor George Sand, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Sand explica que o terremoto de Tarauacá tem origem no conflito das placas tectônicas Sulamericana e de Nazcar, que ocorre na região da Cordilheira dos Andes. Já o tremor ocorrido na Serra do Tombador é originado totalmente em território brasileiro.
Um terremoto de 6.5 graus na Escala Richter foi registrado no Acre, próximo da cidade Tauaracá, há pouco. No entanto, o hipocentro foi a 616 km de profundidade, sendo distante demais da superfície para causar qualquer dano ou deixar feridos.
— Renato Souza (@reporterenato) June 8, 2022