Nesta segunda-feira (12), no estado de Oregon, oeste dos Estados Unidos, um novo grande incêndio florestal estava fora de controle, forçando os moradores a fugir e ameaçando cidades inteiras e milhares de casas.
Dezenas de incêndios ativos na Califórnia, Idaho, Oregon, Washington e outros estados do oeste consumiram mais de 3.100 quilômetros quadrados, piorando a qualidade do ar e aprofundando os efeitos devastadores de uma seca que dura mais de duas décadas.
O incêndio de Cedar Creek, a leste da cidade de Eugene, em Oregon, teve um crescimento “extremo” no fim de semana e já consumiu 35.100 hectares, aproximadamente o dobro do tamanho de Washington, capital dos EUA.
Segundo o Uol, mais de 1.200 bombeiros e outros funcionários atuam numa área montanhosa acidentada, grande parte em terras florestais nacionais e de difícil acesso.
“Eles estão construindo barreiras longe do fogo ativo, ao longo de estradas e trilhas, onde têm a melhor chance de parar o fogo com sucesso”, informou o Grupo Nacional de Coordenação de Incêndios Florestais (NWCG).
Evacuações foram ordenadas para os condados de Lane e Deschutes, e as florestas nacionais de Deschutes e Willamette foram fechadas. Mais de 2.000 casas estão sob ameaça, disseram as autoridades.
“A fumaça também criou uma qualidade do ar insalubre para as comunidades a leste do incêndio, incluindo Bend”, disse a NWCG sobre uma fumaça densa que envolve a região.
Um incêndio ainda maior está ativo no noroeste do Oregon, em uma região mais remota. O incêndio Double Creek, detectado pela primeira vez em 30 de agosto, consumiu 155.000 hectares e foi contido em 15%.
O “Mosquito Fire”, o maior incêndio atualmente na Califórnia, devastou 46.500 hectares nas montanhas de Sierra Nevada e várias pequenas cidades próximas foram evacuadas.
Firefighters made progress against a huge #Wildfire in Northern #California that was still growing and threatening thousands of mountain homes on Sunday, while crews also battled major blazes that blanketed large swaths of #Oregon and #Washington in smoke. https://t.co/IN5Sj7zzKv
— The Epoch Times (@EpochTimes) September 12, 2022
O site oficial da Agência de Bombeiros da Califórnia disse que, embora uma ligeira queda na temperatura tenha retardado um pouco o progresso do fogo, ventos fortes o empurravam para o norte e nordeste, ameaçando centenas de casas.