O papa Francisco chegou nesta terça-feira (13) ao Cazaquistão, onde participará do 7º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais. Havia expectativa de que o pontífice encontrasse o líder da igreja ortodoxa russa, o Patriarca Kirill, mas Kirill, forte defensor da invasão russa à Ucrânia, cancelou sua presença no congresso.
Francisco, de 85 anos, chegou ao país após seis horas de voo e ficará três dias no encontro. Com problemas de mobilidade, o papa recorreu pela primeira vez uma rampa para embarcar no avião em Roma em cadeira de rodas.
O encontro religioso durará três dias. Esperava-se que o Patriarca Kirill – envolto em polêmicas por defender a invasão russa à Ucrânia e ter relação de proximidade com o presidente russo, Vladimir Putin – participasse, e Francisco disse várias vezes que estava disposto a conversar com ele.
No início do ano, o Papa cancelou um encontro que teria com Kirill em junho em Jerusalém por conta da guerra na Ucrânia. Francisco chamou o líder ortodoxo de marionete de Putin.
A guerra na Ucrânia provavelmente deixará uma longa sombra na reunião, que deve contar com a presença de mais de cem delegações de cerca de 50 países.
E para concluir… as imagens mais significativas do primeiro dia do #PapaFrancisco no #Cazaquistão pic.twitter.com/b994f390Co
— Vatican News (@vaticannews_pt) September 13, 2022