Fenrir, um gato da raça savannah, foi reconhecido como o gato doméstico mais alto vivo pela organização Guinness World Records. O felino media exatamente 47,83 centímetros no dia 29 de janeiro de 2021, mas a organização publicou o recorde apenas no dia 30 de setembro.
O dono do felino é William John Powers, residente de Farmington Hills, uma cidade no Michigan, Estados Unidos. Fenrir em si é um savannah F2, uma raça doméstica fruto do cruzamento da espécie africana Serval com o gato doméstico comum.
Por esse histórico familiar, Fenrir se assemelha muito com um gato selvagem, principalmente em sua pelagem, mas não passa de uma impressão deixada pelos antepassados, Fenrir é completamente doméstico. O F2 em seu nome indica que ele é fruto da segunda geração do cruzamento, ou seja, seu avô era um serval.
Ver essa foto no Instagram
Fenrir é irmão de Arcturus, o antigo gato mais alto do mundo, reconhecido pelo Guinness em 2016, com 48,4 centímetros. Normalmente, um gato savannah grande não ultrapassa os 45 centímetros.
O recordista tem atualmente dois anos e dez meses de idade, ou seja, tem tempo para crescer mais ainda e superar o irmão falecido.
William, o dono dos animais, diz que Fenrir executa um papel importante em sua vida e na de várias pessoas. O norte-americano é medico e dono de um consultório, onde o gato atua como um animal de terapia para os pacientes, ajudando os pacientes e os trazendo mais conforto.
Em casa, com o dono, o gigante Fenrir é definido por William como “um grande bobo alegre.“