O Papa Francisco fez um apelo nesta segunda-feira (10), Dia Mundial contra Pena Capital, pelo fim da pena de morte no mundo.
“Como vocês bem sabem, estamos atravessando tempos difíceis para a humanidade, que corre um grave perigo. Isso é verdade: estamos em grave perigo”, apontou o pontífice, para um grupo de cerca de 300 jovens em peregrinação a Roma. “Sejam embaixadores da paz, para que o mundo descubra a beleza do amor, da fraternidade, da convivência, da solidariedade”, pediu o líder.
Em uma publicação no Twitter o pontífice pediu pelo fim da pena de morte. “Peço a todas as pessoas de boa vontade que se mobilizem pela abolição da pena de morte em todo o mundo”, escreveu.
“A sociedade pode reprimir o crime sem privar definitivamente seus perpetradores da possibilidade de redenção”, acrescentou.
Pido a todas las personas de buena voluntad que se movilicen para obtener la abolición de la pena de muerte en todo el mundo. La sociedad puede reprimir el crimen sin privar definitivamente a quien lo ha cometido de la posibilidad de redimirse. #EndDeathPenalty
— Papa Francisco (@Pontifex_es) October 10, 2022
Além disso, o Papa manifestou sua preocupação com a guerra na Ucrânia.
Há uma migração, neste momento, aqui na Europa, que nos faz sofrer muito e nos leva a abrir o coração: a migração de ucranianos que fogem da guerra. Não nos esqueçamos hoje da martirizada Ucrânia.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 9, 2022