No Enem, o tipo de texto cobrado é o dissertativo-argumentativo (aquele que defende uma ideia com argumentos, opinião e explicações fundamentadas). Resumidamente, o texto dissertativo-argumentativo divide-se em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. A conclusão nada mais é do que o encerramento do texto em consonância com a tese defendida por meio dos argumentos arrolados. Contudo, ela pode ser feita de diferentes maneiras, veja abaixo quais são elas:
1. Síntese
Mais adequada para textos expositivos, consiste em resumir/sintetizar/condensar as ideias apresentadas/defendidas no texto.
2. Retomada da tese
Sem apelar para a redundância/repetição da tese, confirma a ideia central, isto é, a tese apresentada no início do texto.
3. Encaminhamento de soluções
A partir das questões levantadas na discussão, propõe encaminhamentos, isto é, possíveis soluções para essas mesmas questões. Não se trata de soluções alheias à realidade, muito menos desconectadas do que foi discutido/apresentado no texto.
4. Pergunta retórica
A pergunta retórica deve suscitar a reflexão do leitor, e não jogar para ele a responsabilidade de encaminhar possíveis soluções para o que foi discutido/apresentado no texto.