O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse aos líderes reunidos para o encontro do G20 que a guerra pode estar chegando ao fim. O presidente ucraniano participou, por meio de vídeo, da reunião com os países mais ricos do mundo.
“Estou convencido que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida”, disse Zelensky, que acredita que a retirada de tropas russas da cidade de Kherson é uma oportunidade para pressionar o presidente russo Vladimir Putin e chegar a um acordo de paz. “Não vamos permitir que a Rússia recomponha suas forças”, afirmou.
O acordo de paz desejado por Zelensky prevê a retirada de todas as tropas russas do solo ucraniano e que a Ucrânia mantenha todos os seus territórios. O presidente também reivindica a libertação de todos os prisioneiros de guerra de seu país.
“Por favor, escolham o caminho da liderança – e juntos vamos implementar a fórmula da paz”, disse Zelensky aos líderes do G20.
O presidente Vladimir Putin não está presente em Bali, na Indonésia, onde acontece a reunião do G20 e está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. O chanceler russo disse que qualquer negociação nas condições propostas por Zelensky está “fora da realidade”.
🚨MUNDO: Zelensky diz no G20 que a guerra contra a Rússia pode acabar agora: “este é o momento que a guerra pode e deve ser interrompida”. pic.twitter.com/VlvRfqdpXB
— CHOQUEI (@choquei) November 15, 2022