CLIMA TENSO

Putin decide não ir à cúpula do G20 na Indonésia

Reunião em Bali seria a primeira chance de Putin e Biden se encontrarem cara a cara depois do início da guerra na Europa.

Presidente ainda considera aparecer por meio de chamadas de vídeo. (Créditos: Harry Engels/Getty Images)

A agência de notícias estatal russa, a TASS, noticiou que o presidente Vladimir Putin não irá comparecer pessoalmente na 17ª reunião da cúpula do G20, que acontecerá em Bali, na Indonésia.

Publicidade

A notícia foi recebida com surpresa, visto que a presença de Putin parecia certa. Tanto o presidente da Indonésia, Joko Widodo, quanto o assessor do líder russo, Yury Ushakov, haviam confirmado que ele iria comparecer.

No lugar de Putin, será Sergei Lavrov, ministro das relações exteriores do país, que irá pessoalmente para a reunião do G20. A participação do presidente ainda é esperada, mas por conferência de vídeo.

O Kremlin não forneceu justificativas para a mudança de decisão repentina. Uma alternativa possivel é que isso faz parte de uma estratégia de Putin para evitar ser confrontado sobre a guerra que tem travado com a Ucrânia. Havia uma expectativa mundial de que Putin se reuniria com Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China) para tratar do assunto.

A reunião seria a primeira oportunidade de Putin e Biden se encontrarem face a face desde que a Rússia iniciou sua ofensiva contra a Ucrânia. No entanto, o G20 ainda proporcionará o encontro entre Biden e Xi Jinping, cujos países vêm se antagonizando por causa da questão de Taiwan.

Publicidade

De qualquer forma, Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não poderiam se encontrar, pois o presidente da Ucrânia já havia afirmado que não iria comparecer ao G20 se Putin fosse à reunião.

Em entrevista para a AFP news,  Luhut Binsar Pandjaitan, um dos responsáveis por organizar o G20, afirmou que Putin informou previamente e negociou a sua não ida com o presidente do pais que hospedará o evento. Quando questionado sobre um motivo, Pandjaitan respondeu que “talvez o presidente Putin esteja ocupado em casa” e que respeitaria isso.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.