O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comentar o teto de gastos nesta quinta-feira (17). Na COP27, no Egito, ele falou sobre a representatividade de movimentos sociais.
Lula afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e afirmou que “quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo o que acontece é você tirar dinheiro da saúde, da educação, da cultura.”
“Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não tira um centavo do sistema financeiro (…). Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência… o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, disse Lula.
Além disso, afirmou que “o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas é por conta dos especuladores que ficam especulando todo santo dia.” O texto preliminar da PEC da Transição prevê R$ 175 bilhões fora do teto.
Também, existe a possibilidade de ampliar as despesas, quando houver receitas extras. Dessa forma, o impacto da PEC pode ser ainda maior, podendo atingir R$ 198 bilhões fora do teto de gastos.
Encontro com representações da sociedade civil brasileira hoje na #COP27. Nosso governo será construído com participação e escuta. Temos muitos desafios e com a ajuda de todos vamos reconstruir o Brasil.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/8xswGY74VG
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2022