CARNE E LEITE

Rebanho bovino: MT lidera em número de cabeças e MG na produção de leite

O setor segue crescendo por três anos consecutivos desde 2019. Região Centro-Oeste tem o maior número de reses.

Rebanho bovino: MT lidera em número de cabeças e MG na produção de leite
Um dos motivos de crescimento do rebanho bovino é a retenção de fêmeas para produção de bezerros em 2020 e 2021 (Crédito: Canva Fotos)

O rebanho bovino no Brasil conta 224,6 milhões de cabeças, espalhadas por todas as unidades da federação. Os dados são referentes a 2021 e fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada no fim do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

O levantamento apontou crescimento pelo terceiro ano consecutivo do rebanho e alcançou o número recorde da série histórica do IBGE. Em relação a 2020, o crescimento foi de 3,1%, ultrapassando o recorde anterior, de 218,2 milhões de cabeças registrado em 2016.

De acordo com o IBGE, entre os motivos do crescimento estão a retenção de fêmeas para produção de bezerros em 2020 e 2021, além da queda no abate de bovinos, devido à falta de animais prontos para o corte.

Entre os estados, Mato Grosso segue líder na criação de gado com 32,4 milhões de cabeças, o que equivale a 14,4% do rebanho nacional. Em seguida, quase em tríplice empate, aparecem Goiás com 24,3 milhões (10,8%), Pará com 23,9 milhões (10,7%) e Minas Gerais (10,2%). Já entre os municípios, a liderança segue com São Félix do Xingu, no Pará, com 2,5 milhões de cabeças.

PRODUÇÃO DE LEITE

Em relação à produção de leite, a pesquisa estimou em 35,3 bilhões de litros em 2021, números que demonstram estabilidade na comparação com 2020. Entre as regiões, o Sul voltou a liderar. Entretanto, apenas o Nordeste, terceiro no ranking, teve crescimento na produção (12,8%) e alcançou a marca de 5,5 bilhões de litros.

Publicidade

Apesar da queda de 0,8% no comparativo anual, Minas Gerais continuou sendo a origem da maior produção estadual de leite e responde por 27,2% da produção nacional e chega a 9,6 bilhões de litros. De cada dez municípios que produzem leite no país, sete estão em Minas Gerais. No entanto, a liderança permanece com Castro, no Paraná, com 381,7 milhões de litros, acréscimo de 4,9% em relação a 2020. Em segundo lugar está Carambeí, também no Paraná, com 227,8 milhões de litros. O terceiro foi Patos de Minas (MG), com 206,0 milhões de litros.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.