RODOVIAS INTERDITADAS

Ciclone provoca chuvas intensas e vários estragos em SC

Os ciclones extratropicais são comuns no Brasil e costumam se formar no extremo sul do país.

Ciclone provoca chuvas intensas com estragos em SC
(Crédito: Divulgação/CBMSC)

Neste fim de semana, um ciclone extratropical provocou chuvas intensas que causaram vários estragos em Santa Catarina (SC). Segundo o g1, ocorreram alagamentos e pessoas ficaram ilhadas na região. Além disso, rodovias federais e estaduais foram interditadas por queda de barreiras.

Publicidade

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) alerta a chance de novos temporais. Em Balneário Arroio do Silva foi decretada situação de emergência após o temporal. As aulas da rede municipal também foram canceladas e a cidade mudou o horário de vacinação.

Na madrugada desta segunda (06), os maiores acumulados de chuva foram registrados em cidades do Sul do Estado. Em Urussanga, na região sul de SC, choveu 75.6 milímetros em seis horas.

Por volta das 4h, os bombeiros foram chamados para resgatar uma família que ficou ilhada em casa por conta do aumento do nível de água na rua e dentro da residência. Um homem de 42 anos, uma mulher de 35 e um adolescente de 15, foram retirados da casa com a ajuda de equipamentos aquáticos.

A BR-280, na Serra de Corupá, no Norte, foi fechada nos dois sentidos após deslizamentos de terra entre os quilômetros 84 e 111. Enquanto na BR-470, o km 61,8 em Indaial, no Vale do Itajaí, está em funcionamento de meia-pista após a ruptura parcial de um bueiro. Não há previsão de retomada no trânsito na região. Na manhã desta segunda (06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trânsito no local estava lento devido a obras de recuperação do trecho.

Publicidade

Na SC-108, o trânsito está parcialmente interditado na altura do quilômetro 349, sentido Urussanga para Orleans. Há uma linha de cones no local orientando o fluxo de trânsito em uma das pistas. Também não há previsão de liberação.

O que são ciclones extratropicais?

Os ciclones extratropicais são comuns no Brasil e costumam se formar no extremo sul do país. Eles são centros de baixa pressão atmosférica e se formam fora dos trópicos, em médias e altas latitudes. Seus ventos são mais fracos e seus efeitos têm duração menor em comparação com os ciclones tropicais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.