Mike Pence, o ex-vice-presidente do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ele será “responsabilizado pela História” por seu papel na invasão ao Capitólio. Ele participou do Gridiron Dinner, um jantar de gala organizado entre jornalistas e políticos mais relevantes.
A invasão à qual Pence se refere foram os ataques do dia 06 de janeiro de 2021, quando radicais apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, o centro legislativo dos EUA, questionando o resultado das eleições que levaram Joe Biden à presidência do país. Ele foi enfático ao dizer que “o presidente estava errado”.
Jornalistas e veículos afirmaram que Pence parecia leve ao falar sobre os erros do ex-presidente e também de sua própria carreira política. O evento não contou com câmeras, na intenção de garantir que os políticos se sentissem mais confortáveis em relação às suas declarações.
O próprio ex-vice-presidente falou sobre sua caminhada política e a possibilidade de candidatura nas eleições presidenciais de 2024. “Apoiarei de todo coração e sem reservas o candidato republicano à presidência em 2024, se for eu”, disse em tom de brincadeira.
Apesar da leveza, Pence se tornou sério ao falar nova mente contra Trump. “O povo tem o direito de saber o que aconteceu em 6 de janeiro”, começou. “Eu não tinha o direito de anular [o resultado] da eleição. E seu discurso imprudente colocaram em risco minha família e todos os que estavam dentro do Capitólio naquele dia. Eu sei que a história vai colocar Trump como o responsável”. Pence disse ainda que a invasão ao Capitólio foi uma vergonha.
As declarações de Mike Pence fazem parte de um processo que vem sendo observado sobre o possível candidato à presidência para se distanciar de Donald Trump. Especula-se que ele deve tentar uma candidatura às eleições primárias entre os republicanos.